Partilhar, , Google +, Pinterest,

Construção de passeios na Rua de Vilarinho – Fase III

Esta intervenção, da responsabilidade da Junta de Freguesia de Válega, “iniciou-se” com a negociação entre os proprietários de terrenos contíguos (que cederam parcelas dos mesmos ao domínio público) e a Junta de Freguesia de Válega, tendo-se seguido a demolição de velhos muros de alvenaria e a construção de novos muros de vedação.

A Junta de Freguesia de Válega solicitou, posteriormente, à EDP a mudança/reinstalação de vários postes de energia elétrica aí existentes, dado que se encontravam desalinhados com o novos muros construídos. Nesta derradeira fase, foram construídos os passeios.

A obra de construção dos passeios (Fase III) foi adjudicada à empresa F. Cunha – Construções e Obras Públicas, Lda., no valor de 8893 € (oito mil oitocentos e noventa e três euros) acrescidos do Imposto sobre o Valor Acrescentado à taxa legal em vigor (6%).
Posteriormente, a Junta de Freguesia de Válega procedeu ao asfaltamento das lacunas existentes entre o piso original e os passeios.

Ressalva-se que, com as três grandes intervenções realizadas ao longo de toda a Rua de Vilarinho, verificou-se um alargamento da mesma, o que permitiu melhorar a transitabilidade e segurança, num arruamento em que havia zonas, onde não passavam dois automóveis ao mesmo tempo, nem autocarros. Ao mesmo tempo, foi resolvido um problema crónico de escoamento de águas pluviais.

Finalmente, importa referir que a Rua de Vilarinho foi uma via alternativa para o trânsito durante os meses em que estiveram no terreno as obras de requalificação da Rua das Estradas e da Rua Dr. Acácio Valente, não obstante, ter sido sempre uma rua de grande tráfego, com vários acidentes rodoviários, alguns deles de muita gravidade, registados ao longo da sua história.