Equipamentos

AUDITÓRIOS

Auditório da Junta de Freguesia
Auditório da Fundação Pe. Manuel Pereira Pinho e Irmã
Auditório da Associação Cultural e Recreativa de Valdágua

ESCOLAS

Jardim de Infância de Carvalho
EB1 de Paçô
Centro Educativo de Regedoura
EB23 Monsenhor Miguel de Oliveira

MUSEUS

Museu Etnográfico

A Casa do Povo de Válega foi fundada em 1973 com a finalidade de desenvolver atividades de carácter social e cultural, e promover o folclore da vila de Válega, tendo sido criado o Grupo de Folclore da Casa do Povo de Válega em 1989. Em 1998, foi inaugurado o Museu Etnográfico de Válega (MEV), fruto de recolhas realizadas pelo Grupo de Folclore pela freguesia. A casa que alberga o MEV, do princípio do século XVIII, foi classificada como Imóvel de Interesse Municipal, em 1985. Tem como missão identificar, estudar, recolher conservar, salvaguardar e divulgar o património cultural da vila Válega, dando-o a conhecer ao visitante através de antigos trajes regionais, artesanato e objetos ligados a antigos usos e costumes. O seu espólio é constituído na sua maioria por espécies etnográficas, representativas da vida doméstica, agrícola e industrial de Válega, de finais do séc. XIX e inícios do séc. XX. O MEV possui inúmeras valências, onde se destaca a Sala de Exposições Temporárias, Reserva Museológica Visitável, a Cozinha Tradicional e a Loja, onde o visitante tem ao seu dispor produtos artesanais e algumas iguarias de produção própria.

Morada: Rua Irmãos Oliveira Lopes 3880 – 485 VÁLEGA
Telefone: 256 502 164
E-mail: cpvalega@gmail.com
Site: http://casadopovodevalega.com/

Museu Escolar Oliveira Lopes

O Museu Escolar Irmãos Oliveira Lopes foi inaugurado em 1996, resultado da recolha de peças e documentos efetuada pelo professor Joaquim de Almeida Pinho, que naquela escola lecionou mais de três décadas. Tem como missão preservar e divulgar a memória e o património da Escola Primária Oliveira Lopes e seus beneméritos.
No espaço estão patentes objetos que serviram, desde 1910, para a instrução de centenas de crianças da região, onde se destacam inúmeras peças de elevado valor patrimonial, nomeadamente, mobiliário, material didático, brinquedos e a temível palmatória, mais conhecida como a “menina dos 5 olhos”. A escola primária foi construída nas vésperas da implantação da República, sob o patrocínio de dois emigrantes enriquecidos – os Irmãos Oliveira Lopes – onde se releva a imponência do edifício e a qualidade da arquitetura, quer pelo conforto, funcionalidade dos espaços, bem como, pela riqueza dos elementos decorativos da fachada principal. O Museu Escolar Oliveira Lopes está integrado na RIHME – Rede de Investigadores em História e Museologia da Educação

Morada: Rua Irmãos Oliveira Lopes, 250 | 3880-907 VÁLEGA
Telefone: 256 503 606
E-mail: meollopes@gmail.com
Blog: http://meollopes.blogspot.com/

Horário: 14h00 – 17h00 | Encerra aos Domingos e Segundas

Museu Naútico

A CENÁRIO – Centro Náutico da Ria de Ovar, fundada em 2004, é uma associação sem fins lucrativos cujos objetivos estatutários são a identificação, a preservação e a divulgação do património náutico Ovarense numa perspetiva museológica. Tem como missão identificar, estudar, salvaguardar e restaurar embarcações representativas do património náutico de recreio, promovendo a prática da vela como desporto de descoberta da Ria e dos seus territórios, bem como, promover o desenvolvimento de uma efetiva cultura ecológica e ambiental, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável.
Organiza, em parceria com outras entidades, eventos de divulgação da cultura náutica: regatas, workshops, palestras e visitas guiadas aos locais de maior significado para a história da náutica Ovarense.

Morada: Cais do Puxadouro | 3880 VÁLEGA-OVAR
Telemóvel: 965 635 233
E-mail: cenariovar@gmail.com
Blog: http://www.cenariovar.blogspot.com
Horário: Visita p/ marcação prévia

Pavilhões Desportivos

Pavilhão gimnodesportivo de Válega
Pavilhão da EB2/3 Monsenhor Miguel Oliveira
Pavilhão do Centro Escolar da Regedoura
Campo de Futebol do CCRV
Polidesportivo da Associação Cultural e Recreativa de Valdágua

Lazer

Parque de merendas da Sra. de Entreáguas
Parque de merendas no Cruzeiro da Virgem
Cais do Puchadouro

Cais do Puchadouro era muito antes da construção das grandes rodovias, uma das principais vias de comunicação da região. Este cais, construído artificialmente, com cerca de 800 metros de comprimento e servia para embarque e desembarque de produtos e pessoas. O edifício que se encontra no topo do cais corresponde ao antigo armazém de caulino. Extraído em S. Vicente de Pereira (Ovar), o caulino era transportado por juntas de bois até ao Cais do Puxadouro. Aí era embarcado em mercantéis e transportado, pela Ria de Aveiro, até à Fábrica da Vista Alegre e utilizado como um dos constituintes base da porcelana. É no Cais do Puchadouro que que se encontra sedeada a associação Centro Náutico da Ria de Ovar que integra a Rede Museológica de Ovar. Esta associação, respeita e preserva a arte da carpintaria naval, recuperando e construindo diversas embarcações de recreio, numa perspectiva de cultura ecológica e ambiental e na preservação e divulgação do património e identidade cultural ligados à Ria. Além da sua importância ecológica, sempre atual, dada a diversidade dos biótipos da Ria de Aveiro, permitiu, no passado, o desenvolvimento de atividades nas suas margens – da construção naval, ou apanha do moliço (algas), à extração do sal, entre outras. Embora destituído das suas originais funções, este local continua a potenciar o usufruto da Ria enquanto espaço privilegiado de lazer e recreio.