
Ocorreu hoje, dia 3 de abril, a sessão de inauguração do “Espaço do Cidadão de Válega”, que nasce de uma oportunidade de congregação de esforços, recursos e sinergias do Governo Central, da Câmara Muncipal de Ovar e da Junta de Freguesia de Válega.
Este espaço será tutelado pela Junta de Freguesia de Válega, sendo que, numa fase inicial conta-se com o apoio da Câmara Municipal de Ovar, no que diz respeito à disponibilização de uma colaboradora (somente durante 6 meses, até ao dia 28 de setembro de 2018).
Ao fim dos seis meses será a colaboradora administrativa da Junta de Freguesia de Válega a realizar os serviços adstritos ao “Espaço Cidadão”.
O “Espaço do Cidadão” funciona das 9 horas às 12 horas e 30 minutos e das 13 horas e 30 minutos às 17 horas.
O “Espaço do Cidadão” é um ponto de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades num único balcão e permitirá o acesso a inúmeros serviços da administração central.
Neste novo balcão, agora a funcionar em Válega, poder-se-á, por exemplo, tratar da Carta de Condução, solicitar nova senha junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, alterar a morada do Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-fatura, entre muitos outros.
Válega continua, assim, na senda do progresso e está cada vez mais viva.
Queremos servir melhor os nossos fregueses, de forma mais rápida e próxima, promovendo, assim, a literacia digital por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais.
Breve resenha dos serviços efetivamente prestados no Espaço Cidadão:
– Revalidação da Carta de Condução para pessoas com menos de 70 anos (30€);
– Revalidação da Carta de Condução para pessoas com mais de 70 anos (15€);
– Substituição da Carta de Condução (30€);
– Pedido da 2.ª via da Carta de Condução para pessoas com menos de 70 anos (30€);
– Pedido da 2.ª Via da Carta de Condução para pessoas com mais de 70 anos (15€);
– Pedido da 2.ª Via do Cartão da ADSE (1,25€);
– Entrega de papéis de despesa da ADSE;
– Solicitação do Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) da Segurança Social;
– Solicitação da senha de acesso à Autoridade Tributária;
– Atribuição de Chave Móvel Digital;
– Alteração da morada do Cartão do Cidadão e confirmação da morada do mesmo;
– Entre outras valências de diversos serviços, aos quais não podendo dar resposta de imediato, poder-se-á tentar ajudar na busca de informação pretendida de forma correta.
Foto: António Dias.