Jaime Duarte de Almeida, Augusto Pinho, Raul Teixeira, Artur Pereira e Liliana Cruz, membros da Junta de Freguesia de Válega (JFV), marcaram presença, no passado dia 25 de julho, na inauguração da nova Unidade de Saúde Familiar de Válega (USF).
Note-se que a Junta de Freguesia de Válega já tinha cedido, em 2011, à Câmara Municipal de Ovar, um terreno de 5.400 metros quadrados para construção do edifício, de forma a substituir a atual USF que funciona no posto médico antigo (com mais de 30 anos), e pugnado insistentemente junto da CMO, da ARS-C (Administração Regional de Saúde do Centro) e do Ministério da Saúde, numa atitude de pressão dialogante, e sobretudo, atuante e proativa, no sentido de vir a ser concretizado o projeto para instalação e construção da referida unidade, sobretudo, desde que o atual executivo da JFV tomou posse.
A JFV, ao longo dos anteriores mandatos, foi alertando as entidades competentes para o facto de que a antiga Unidade de Saúde Familiar Alpha de Válega estava instalada, parcialmente, em monoblocos e num edifício envelhecido, não reunindo as condições devidas e necessárias para o acolhimento humanizado e atendimento compatível com os modernos padrões do Serviço Nacional de Saúde.
Realça-se que esta foi uma das obras que a JFV considerou essencial/necessária para o desenvolvimento e progresso da freguesia, pelo que insistiu na sua concretização, defendendo, intransigentemente, os interesses dos Valeguenses com o propósito de melhorar os cuidados de saúde prestados à população.
A Câmara Municipal de Ovar, ainda no tempo do Dr. Manuel Oliveira, e a ARS-Centro, acordaram os termos de um contrato-programa, tendo em vista a construção e o equipamento desta Unidade de Saúde Familiar Alpha Válega. No entanto, por várias vicissitudes que estão relacionadas, sobretudo, com a grave crise financeira de 2011 que se abateu sobre Portugal e a intervenção da Troika, o processo foi interrompido pelo Governo da Nação, liderado por Passos Coelho.
O último passo no desbloqueamento do processo foi dado pelo atual presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, mostrando-se proativo, ao tomar a decisão estratégica louvável de assumir a construção da obra da nova USF, apesar de não ser da sua responsabilidade. Também é de realçar que o atual Ministério da Saúde do Governo da Nação, liderado por António Costa priorizou e facilitou a candidatura e, consequentemente, o acesso aos fundos comunitários. Se tal não acontecesse, possivelmente, esta obra não seria uma realidade.
Assim sendo, a autarquia assumiu a contrapartida nacional do investimento em substituição do Ministério da Saúde, sendo que, o investimento, no valor de 868.883 euros, a que acresceu o respetivo IVA, para construção da nova unidade de saúde foi comparticipado a 85% pelo Programa Operacional Regional Centro 2020 (fundos comunitários) e os restantes 15% pela própria edilidade. O projeto de arquitetura foi elaborado por Luís Bernardo, técnico da ARSC (Administração Regional de Saúde do Centro).
Posto isto, a Junta de Freguesia de Válega felicita a Câmara Municipal de Ovar, o Ministério da Saúde/Governo da Nação e a ARS-C (Administração Regional de Saúde do Centro) pelo início das obras de construção da nova Unidade de Saúde, num terreno que foi cedido, gratuitamente, pela Junta de Freguesia de Válega.
Juntos na valorização da nossa freguesia. Juntos na luta pela melhoraria da qualidade dos serviços de saúde prestados em Válega.
Criamos sinergias. Estamos a cumprir. O trabalho continua…
Válega merece! O Povo merece!
Válega, 26 de julho de 2018
A Junta de Freguesia de Válega
Foto: António Dias.