No passado dia 18 de dezembro, a Federação Portuguesa de Atletismo organizou um jantar de gala no Casino do Estoril, no salão Preto e Prata, para comemorar o centenário da sua fundação, e propôs às associações do país que nomeassem quatro individualidades que se tenham distinguido ao longo do século ao serviço do Atletismo, nas categorias de “Dirigente”, “Treinador”, “Atleta” e “Juiz Árbitro”. Martinho Costa Oliveira Tavares foi nomeado como “Juiz Árbitro do Centenário” pela Associação de Atletismo de Aveiro tendo, juntamente com os atletas medalhados, recebido o prémio das mãos dos dirigentes da Federação Portuguesa de Atletismo, liderada por Jorge António de Campos Vieira. Em 1984, Martinho Costa Oliveira Tavares ingressou no mundo do Atletismo como “Juiz Nacional”, tendo, em 2004, ascendido à categoria de “Juiz Árbitro”. Há 37 anos que presta pro bono, de forma apaixonada, dedicada e empenhada, um trabalho inestimável em prol do atletismo português.
Várias entidades estiveram presentes na referida gala: o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, o Secretário da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, o Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ), Vítor Pataco, e o Presidente do Comité Olímpico Português, José Manuel Constantino, entre outras personalidades. O evento foi apresentado pelo jornalista e pivô da SIC, João Moleira e pela atriz e apresentadora do programa Fama Show da SIC, Raquel Sampaio. Rosa Mota foi distinguida como a “Atleta Feminina do Centenário”. Como “Atleta Masculino do Centenário”, foi eleito Carlos Lopes.
Pelo acima exposto, a Assembleia de Freguesia de Válega, reunida em Sessão Ordinária em 27 de dezembro de 2021, aprovou, por unanimidade, um Voto de Congratulação e Louvor ao cidadão, Martinho Costa Oliveira Tavares.
Martinho Costa Oliveira Tavares é, presentemente, o Tesoureiro da Junta de Freguesia de Válega.