Partilhar, , Google +, Pinterest,

Imprimir

Exposição “canga de bois – cultura tradicional”

A associação Amigos do Antigo Concelho de Pereira Jusã inaugurou, no passado dia 5 de julho, a exposição “canga de bois – cultura tradicional”, patente no auditório da Junta de Freguesia de Válega.
A canga é uma peça em madeira, bastante pesada, que era colocada no cachaço dos bois, quer para puxar carros, quer para trabalhos agrícolas, como lavrar, semear, etc..
Apesar da sua função ter caído em desuso, com o advento do trator, muitos agricultores guardam-nas como peças de adorno, ou simples recordações que permitem perpetuar a memória dos seus antepassados.
São peças esculpidas e pintadas à mão, algumas delas com brasões, símbolos, custódias ou até santos da devoção dos respetivos proprietários.
De realçar o facto de haver cangas de trabalho e cangas de fim-de-semana!…
Algumas das cangas apresentadas têm mais de cem anos.
Estão ainda expostas peças que os agricultores utilizavam com as cangas, como as campainhas, varas, cufinhos, chavelha, soga, entre outras.
A Junta de Freguesia de Válega marcou presença no ato inaugurativo, sendo representada por Raúl Teixeira (Presidente) e Martinho Tavares (Tesoureiro).
A exposição pode ser visitável na Junta de Freguesia de Válega até ao dia 2 de setembro de 2023.
Muitos parabéns à associação Amigos do Antigo Concelho de Pereira Jusã por preservar costumes e tradições que devem ser transmitidos às gerações vindouras e evocam a nossa história e memória coletiva.