Partilhar, , Google +, Pinterest,

Imprimir

Junta de Freguesia de Válega atribui medalha de mérito a João Pereira Dias

João Pereira Dias nasceu no lugar da Regedoura, em Válega, a 02 de março de 1956. A 19 de setembro de 1976, casou com Rosa, resultando desta união dois filhos, Cristiana Dias e João Dias.
Frequentou o ensino primário na Escola Oliveira Lopes, em Válega e em outubro de 1969, ainda com 13 anos, começou a trabalhar na Empresa Provimi, em Ovar, como funcionário da produção, com a promessa de que passaria para a Manutenção logo que iniciasse o curso de eletromecânica.
Em janeiro de 1971, entrou para a Manutenção, tendo concluído o curso de eletromecânica em 1974, correspondente ao 9º ano de escolaridade.
A 2 de setembro de 1974, ingressou no serviço militar como voluntário no Regimento de Infantaria 10 de Aveiro. Após a recruta, tirou a especialidade em Mafra como monitor de instrução e a 3 de maio de 1976 entrou em disponibilidade.
Em setembro de 1976, regressou ao serviço de Manutenção da Provimi de Ovar, onde, com a construção da nova unidade da Provimi na Zona Industrial de Ovar, ficou encarregado de acompanhar a construção e a montagem dos equipamentos na mesma e, acompanhando a evolução dos tempos, fazendo cursos de formação ligados às novas tecnologias. Esteve nesta unidade fabril, posteriormente Provimi-Cargill, durante 48 anos.
Com o nascimento dos seus filhos, começou a estar mais ligado à Igreja Paroquial de Santa Maria de Válega na Irmandade do Sr. dos Passos. Por essa altura, já orientava a dinâmica da Visita Pascal pela freguesia, assim como as festas religiosas.
Atualmente, faz parte do Conselho Económico da Fábrica da Igreja da Paroquia de Válega. Fez também a preparação para Ministro Extraordinário da Comunhão, que exerce semanalmente junto das pessoas doentes ou com dificuldades de mobilidade.
Tem ainda uma atividade intensa na Conferência Vicentina de Nossa Senhora do Amparo de Válega, que integrou em 1996, a convite da Presidente Maria Albina Brederode de Matos e de Maria Adelaide Araújo, altura em que a Conferência tinha duas vertentes: a masculina e a feminina (a D. Bosco e a Stª António), tendo feito um compromisso de honra com o pároco dessa altura, o senhor padre José António Martins de Pinho. No ano de 2000 foi feita a junção das duas conferências, tendo ficado com a designação atual de Conferência Vicentina Nossa Senhora do Amparo de Válega.
Em 2007, já no período do senhor padre Tiago Nuno de Castro Santos e por insistência da presidente D. Albina, assume a presidência da Conferência Vicentina.
Já estando em funções, foi criado o Banco de Apoio à Comunidade, com o intuito de fornecer a título de empréstimo cadeiras de rodas, andarilhos, canadianas e outro material especifico de necessidades pontuais.
A atividade da Conferência destina-se a dar apoio, através da Ação Social, aos mais necessitados da freguesia de Válega, em articulação com a Segurança Social, o Banco Alimentar Contra a Fome de Aveiro, a Câmara Municipal de Ovar, a Junta da Freguesia de Válega e a Igreja Matriz.
Atualmente, a Conferência tem 22 voluntários e funciona no antigo Salão Paroquial, sito na Rua da Igreja Matriz, n.º 115.
João Pereira Dias é o símbolo de uma geração, a representação viva da abnegação, pela dedicação do seu tempo pessoal e familiar em favor de quem mais necessita e uma figura de incontornável referência da Vila de Válega.
É um homem solidário, guiado por valores e princípios cristãos, que traz consigo a marca da generosidade, da abnegação, do compromisso social e da partilha.
Por ser pessoa que se entrega à ajuda de quem mais necessita, com prontidão e assertividade, a Junta de Freguesia de Válega atribui a Medalha de Mérito a João Pereira Dias como reconhecimento pelo exemplo de trabalho na causa social e solidária que presta à população da Freguesia de Válega, pela sua dedicação abnegada ao movimento social, e ainda, por ser portador de excecionais virtudes morais, humanas e cívicas, destacando-se na sua missão de resposta às necessidades da comunidade, prestando-nos a todos um verdadeiro serviço de proximidade e de apoio a quem mais precisa.
Válega, 9 de julho de 2024