
Com o propósito de incrementar o “Espírito de Natal” e o salutar convívio familiar alimentado pela fantasia e pelo imaginário infantil, a Junta de Freguesia de Válega, em parceria com as coletividades da Freguesia, organizou e concretizou mais uma edição deste evento que pretende ser simbólico dessa união num ambiente festivo e de família. Realizou-se, assim, no passado dia 08 de dezembro, a iniciativa na sua III edição do “Natal ao Centro” que atraiu centenas de pessoas para assistir à Parada de Natal, da responsabilidade da Associação Sonhos de Violeta, o apontamento “O Presente Perfeito para este Natal”, da responsabilidade da Companhia Vareira, de dois recitais de música proporcionados por Lígia Martins e Mariana Covas, do Grupo de Jovens de Válega e, ainda, de dois coros de Natal, constituídos pelas crianças da Escola Básica da Regedoura e pelo Grupo Coral de Crianças e Jovens de Válega.
Durante a tarde foram proporcionadas atividades de entretenimento para as crianças e jovens, incluindo um atelier de crachás alusivos ao evento “Natal ao Centro”, dinamizado por um novo parceiro do evento, a Tato Bitato.
No decurso do evento, evidenciou-se o convívio dos inúmeros participantes e espectadores que foram degustando as iguarias de época, como o bolo-rei, bilharacos de abóbora, rabanadas, aletria, sonhos e vinho choco, confecionadas pelas coletividades que, assim, participaram da generosidade do espírito natalício que é motivo do evento.
No final do convívio, em que não faltou animação e alegria, música e dança, foi ativada a iluminação natalícia em que se destacaram as Estrelas de Natal produzidas pelas nossas coletividades e instaladas no pinheiro iluminado, o qual constitui destaque no jardim da Avenida Comendador António Augusto da Silva, no centro da Vila.
A Junta de Freguesia de Válega endereça felicitações e o mais sincero agradecimento a todos os particulares e às associações/coletividades, e/ou outras instituições de Válega que, ativamente, participaram nesta festa de abertura da quadra natalícia.
Uma palavra final de apreço ao público presente pela magnífica moldura humana – bem representativa da fraternidade, compreensão e tolerância perante as adversidades da meteorologia – aos meios de comunicação social presentes, pela divulgação e promoção deste evento que cada vez nos proporciona bons momentos de convívio.
Foto: António Dias.
