13.ª EDIÇÃO DA CORRIDA DE CAMAS DE VÁLEGA
15 de Julho de 2018
15 Horas
Centro da Vila de Válega
REGULAMENTO
EQUIPAS
As equipas participantes devem de ser constituídas por 4 elementos, preferencialmente, dois do sexo feminino e dois do sexo masculino, não havendo neste caso qualquer penalização.
No entanto, as equipas também podem ser constituídas por três elementos do sexo masculino e um do sexo feminino, sendo que neste caso, haverá lugar a uma penalização de 30 segundos ou por quatro elementos do sexo masculino, sendo que neste caso, haverá lugar a uma penalização de 60 segundos. Em caso da equipa ser constituída unicamente por quatro elementos do sexo feminino, também não será aplicada qualquer penalização.
As equipas poderão inscrever mais um elemento suplente que só participará em caso de impedimento de um dos restantes elementos que compõem a equipa titular.
Todos os elementos da equipa deverão vestir-se a rigor, com pijama, camisa de noite e/ou baby-dolls. O calçado fica ao gosto de cada participante.
TIPO DE CAMAS
São permitidos todo o tipo de camas, desde que contenham colchão, duas almofadas, lençóis e coberta (cobertor, edredão ou colcha). Poderão ser decoradas de forma livre e ter iluminação própria, dado que será atribuído um prémio à equipa que apresente a cama mais original.
As rodas não deverão exceder os 10 cm de largura e 30 cm de altura.
LOCAL DA CORRIDA
As provas decorrerão à volta do Jardim da Av. Comendador António Augusto da Silva (Centro de Válega).
PROVAS
1.ª Corrida de contrarrelógio.
2.ª Dança.
3.ª Percurso de destreza.
INSCRIÇÕES
As fichas de inscrição deverão ser entregues na Junta de Freguesia de Válega até ao dia 3 de julho de 2018.
CORRIDA DE CONTRARRELÓGIO
1.º As equipas deverão concorrer obrigatoriamente com dois elementos em cima da cama e os outros dois a empurrar ou a puxar a cama.
2.º É obrigatória a troca entre os dois elementos que vão na cama e os que empurra, numa área demarcada para o efeito. Caso não cumpram este requisito, haverá lugar a uma penalização de 60 segundos.
3.º As camas partirão com uma diferença de 2 minutos entre si, pelo número de ordem selecionado, ou seja, primeiro parte a cama n.º 1, depois a cama n.º 2 e assim sucessivamente.
DANÇA
1.º Logo após a ultrapassagem da linha da meta na prova de contrarrelógio, os quatro elementos das equipas sobem para cima do palco montado para o efeito e dançam durante 1 minuto a 1 minuto e 30 segundos, várias músicas, sendo que, na música com o ritmo slow, obrigatoriamente, terão que dançar aos pares (dois a dois “agarradinhos”). A performance vai ser avaliada por um júri a designar pela Junta de Freguesia de Válega.
Percurso de Destreza
O percurso de destreza é constituído por 7 estações ou provas: Balões, Gincana, Bandeja, Troca da Roupa, Esquis Medievais, Saltar à Corda e Quatro Penaltis.
1.ª Estação/prova: Balões – Em local marcado para o efeito, apenas um elemento de cada equipa (que terá de estar de olhos vendados), deverá permanecer na cama e terá que rebentar dois balões, um balão com água e outro com farinha. Nesta tarefa será orientado pelos restantes elementos que deverão estar de pé. Tem o limite de 2 minutos para cumprir a tarefa. Por cada balão não rebentado, haverá lugar a uma penalização de 1 minuto. Caso não faça a prova, acresce ao não rebentamento dos balões uma penalização de mais 1 minuto, o que totalizará 3 minutos.
2.ª Estação/prova: Gincana – Em local marcado para o efeito, cada equipa terá que ziguezaguear entre 4 mecos/obstáculos. Caso não realize a prova, haverá lugar a uma penalização de 1 minuto.
3.ª Estação/prova: Bandeja – Em local determinado para o efeito, um dos elementos da equipa, que esteja em cima da cama desce da mesma, pega numa bandeja com copos cheios de água e sobe novamente para a cama. O transporte da bandeja é feito em cima da cama, subindo-se uma rampa. No final da rampa, em área demarcada para o efeito, o elemento, que segura a bandeja em cima da cama, desce da mesma e coloca a bandeja em cima de um bidão. Por cada copo de água virado haverá lugar a uma penalização de 3 segundos. Caso não seja realizada a prova, haverá lugar a uma penalização de 1 minuto.
4.ª Estação/prova: Troca de Roupa – Em local definido, os concorrentes de cada equipa deverão colocar-se dois de cada lado da cama, de pé no chão. Em seguida deverão trocar uma peça de roupa com o parceiro que está em frente, do outro lado da cama. Não é permitida a troca de chapéus, lenços, cachecóis ou outras peças de vestuário similares. Os elementos do lado direito da cama (sul) deverão passar as peças por cima da cama e os do lado esquerdo (norte) deverão passar as peças por debaixo da cama. Caso não realize a prova, haverá lugar a uma penalização de 1 minuto.
5.ª Estação/prova: Esquis Medievais – Em local definido, todos os membros de cada equipa, descem da cama, colocam os pés nos esquis medievais e iniciam um percurso determinado, sendo que, os esquis têm que transpor totalmente a linha delimitadora de fim do mesmo percurso. Caso não seja realizada a prova, haverá lugar a uma penalização de 1 minuto.
6.ª Estação/prova: Saltar à Corda – Em local definido, todos os membros de cada equipa, abandonam a cama. Dois dão à corda e os outros dois saltam. A equipa deve dar no total 10 saltos, 5 por cada um dos concorrentes saltantes. Os saltos dos dois concorrentes podem ser dados concorrentes em simultâneo/conjunto ou à vez (individualmente). Não obstante, que cada um deles tem de saltar, obrigatoriamente, por 5 vezes, que podem não ser seguidas. Caso a equipa não realize a prova, haverá lugar a uma penalização de 1 minuto.
7.ª Estação/prova: Quatro Penaltis – Em local marcado, todos os membros de cada equipa, descem da cama, vão para trás de um pneu de trator (que funcionará como baliza), e um deles pega na bola de futebol, transporta-a à mão até à marca de penalti e remata. Os restantes membros, que permanecem no mesmo sítio, apanharão a bola e realizarão, a mesma ação do primeiro marcador, individualmente e sucessivamente, até ao último concorrente chutar. No total, deverão ser marcados quatro penaltis (um por concorrente) com a mesma bola, Após o último remate, a equipa retoma a marcha. Note-se que os elementos que marcam o penalti já não podem voltar para a área localizada atrás do pneu de trator. Note-se que há um bónus de 15 segundos por cada penalti marcado. Caso a equipa não realize a prova, haverá lugar a uma penalização de 1 minuto.
OUTRAS Penalizações
Serão consideradas e penalizadas as seguintes faltas:
Corrida de contrarrelógio:
- Prova realizada com mais do que 2 elementos em cima da cama ou fora da cama;
- A não troca entre pelo menos um elemento na área demarcada ou a troca fora da área demarcada;
- Os elementos que vão na cama não podem colocar os pés ou mãos no chão.
Balões
- O elemento que fica na cama não pode colocar os pés ou mãos no chão;
- Os elementos que orientam não podem subir para a cama nem tocar no elemento que tem a tarefa de rebentar os balões.
Gincana:
- Avançar mecos;
- Deitar mecos abaixo;
- Os elementos que vão na cama não podem colocar os pés ou mãos no chão.
Bandeja:
- Ser um dos elementos que está a empurrar a cama que entrega e/ou recebe a bandeja;
- Os elementos que vão na cama não podem colocar os pés ou mãos no chão durante o percurso da rampa.
Jogo da Roupa:
- Não executar a troca de acordo com o estabelecido;
- Executar a troca fora do local demarcado e/ ou em movimento.
Esquis medievais
- Não executar o percurso de acordo com o estabelecido.
Saltar à Corda
- Não executar a prova de acordo com o delineado.
Quatro penaltis
- Não executar a prova de acordo com o estabelecido.
CASOS OMISSOS
Qualquer dúvida e/ ou casos omissos serão resolvidos pelos elementos da organização – Junta de Freguesia de Válega.
NOTA FINAL
A Junta de Freguesia de Válega reserva-se ao direito de introduzir alterações ao presente regulamento, que serão comunicadas previamente.
ORGANIZAÇÃO:
Junta de Freguesia de Válega
Av. Com. António Augusto da Silva n.º 310
3880-501 Válega
Tel.: 256 502 017
Fax: 256 508 055
E-mail: executivo@jf-valega.pt